terça-feira, 1 de abril de 2014

Paisagens magmáticas - paisagem granítica

Em Portugal, a paisagem granítica revela-se principalmente em extensos planaltos, em serras, nas beiras e 
em várias regiões montanhosas.

É vulgar as zonas graníticas constituírem elevações, por vezes imponentes.  Se formos visitar a Beira Alta e o Alto Minho, daremos conta de que a serra da Estrela é um portentoso relevo granítico e que, por sua vez, no Minho são numerosas as grandes elevações da mesma natureza. 


Os solos derivados do granito oferecem, segundo os casos, características diferentes. Há regiões onde a rocha nua aflora por toda a parte, originando um solo de fraca espessura, bastante pobre mas noutros locais, como nos vales, os solos são espessos e férteis.  

As rochas graníticas condicionam a própria maneira de viver do Homem, influindo fortemente nas construções e em especial nas casas de habitação.




Paisagem vulcânica 

As paisagens vulcânicas são consequências de produtos da actividade dos vulcões pode ser na actividade primária como por exemplo - mantos de lava, piroclastos, cones, crateras e caldeiras quer da actividade secundária - nascentes termais, géiseres e fumarolas - quer seja dos produtos da meteorização dos materiais vulcânicos – solos férteis. 

Podemos encontrar com maior expressão a paisagem vulcânica nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Nessas regiões há muitas pessoas a viverem em termos de materiais de construção, práticas agrícolas e pecuárias, energia geotérmica, turismo etc…



Sem comentários:

Enviar um comentário